top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Barica Righini

Livro traz relatos de irmãos de pessoas com deficiência intelectual

Atualizado: 18 de jul. de 2022


Capa do livro Simplesmente Irmãos com desenho de duas borboletas




O livro “Simplesmente irmãos” apresenta o trabalho desenvolvido pela Associação Carpe Diem com um grupo de irmãos e irmãs de pessoas com deficiência intelectual que se reunia sistematicamente que decidiram compartilhar suas vivências no dia a dia com seus familiares.


Ao longo da publicação, é possível compreender o sentido do papel dos irmãos como parte de rede de apoio, como modelo e referência para conquistas de autonomia nas diferentes fases da vida.


Durante anos atendendo familiares de pessoas com deficiência, por meio da minha experiência, entendo a importância do papel de irmãos e irmãs, não como cuidador, mas como apoio para acessar novas experiências e ser referência com relação ao Projeto de Vida. Irmãos querem se relacionar, brigar, ter experiências juntos.


Um dos aspectos interessante de ser destacado é que quando se trata de irmãos com deficiência, muitas vezes notamos a presença de vidas paralelas, mesmo morando na mesma casa, gerando dificuldades no Projeto de Vida. Uma delas seria a própria ausência dos pais.


31 visualizações0 comentário
bottom of page