Sobre 

Juliana Barica Righini

Olá!

Eu sou Juliana Barica Righini, casada, católica, paulista, assistente social, feliz com a profissão e carreira que construí. 

 

Acredito em trabalho em rede com foco nas pessoas com deficiência intelectual. Busco unir as diferenças e as potencialidades de cada uma delas para que alcancem o máximo de protagonismo no dia a dia. 

 

Como colaboro para que isso aconteça? Faço mediações, formações, consultorias e palestras. Tudo personalizado para empresas, adultos com deficiência intelectual, famílias, organizações sociais.  

 

Trabalho com estratégias que colaboram para a autonomia e o projeto de vida das pessoas com deficiência intelectual adultas. 

 

Para isso, compartilho meu saber e conhecimento utilizando as metodologias da mediação assistiva, da linguagem simples e do Emprego Apoiado para conseguir resultados expressivos na minha atuação. 

 

Nessa jornada, encontrei várias pessoas que me ajudaram no meu crescimento profissional. Trabalhamos, lutamos e aprendemos juntas para que hoje eu tenha o prazer de chamar de parceiras. Entre uma lista grande, gostaria de destacar: Cátia Macedo, Regiane Silva, Daniela Karmeli, Glória Moreira Salles, Lucinha Cortez e Nancy Costa.

Estou com um sorriso largo em uma área aberta.  Ao fundo, há uma parede branca com textura.

CRESS: 30369

 Sobre o meu trabalho 

Sou consultora e mediadora com foco em estratégias que colaboram para a autonomia e o Projeto de Vida das pessoas com deficiência intelectual adultas.

Há mais de 10 anos, atuo como mediadora de pessoas com deficiência intelectual/autodefensores e suas famílias na construção de autonomia, rede de apoio e Projetos de Vida.

Realizo consultorias, formações e palestras sobre temas relacionados à pessoa com deficiência intelectual adulta em organizações sociais, Residências Inclusivas e empresas.

Faço verificação e validação de materiais para torná-los acessíveis para pessoas com deficiência intelectual utilizando a metodologia de fácil leitura e linguagem simples.

Sou cofundadora da ELO Mediação Assistiva. Entre as ações, ela oferece o curso de Formação em Mediação Assistiva para profissionais e instituições.

Sou consultora de Emprego Apoiado e Ex-Diretora e Membro do Conselho Consultivo da atual gestão da Associação Nacional de Emprego Apoiado (ANEA).

 Propósito 

Meu propósito é estar com as pessoas buscando experiências novas, acompanhando a construção e a conquista da autonomia para que a pessoa com deficiência intelectual e sua família possam viver em plenitude.

 Qualificações 

Essa história começou há um tempo…

Eu me formei Bacharel em Serviço Social pela PUC São Paulo (1999). Sou especialista em Terapia de Casal e Família pela Faculdade Paulista de Serviço Social (2004). Fiz aprimoramento no Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI), vinculado à UNIFESP (2017). 

 

Entre 2008 e 2015, fiz parte da equipe da Associação Carpe Diem, onde atuei no atendimento de famílias e comunidades. Lá coordenei o Serviço Social e equipe de Emprego Apoiado.

 

Entre 2009 e 2013, fui membro da Rede de Emprego Apoiado que, em 2014, se tornou a Associação Nacional de Emprego Apoiado  (ANEA), sou membro da diretoria da ANEA na gestão 2018 a 2021. 

 

Desde 2009, faço parte do Fórum sobre o Envelhecimento da Pessoa com Deficiência. 

Atualmente, sou membro da equipe técnica do Instituto JNG, Friendship Circle e Casa Hunter.

 Colaborações 

Sou coautora do livro “Simplesmente Irmãos”, com relatos de irmãos de jovens com deficiência intelectual.


Participei como consultora de conteúdo do documentário “E agora, José, Maria e João...”, filme sobre a experiência de moradia assistida para pessoas com deficiência intelectual na Holanda.

Fui colaboradora do livro “Envelhecimento e Deficiência Intelectual - uma emergência silenciosa”, organizado pelo Instituto Jô Clemente.


Coautora do artigo “Reabilitação Neuropsicológica Holística aplicada a adolescentes com Deficiência Intelectual”, Revista DI, ANO 11, Número 19, Instituto Jô Clemente

Coautora do artigo “Emprego Apoiado: Um método que promove a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho”, presente no livro “Diálogos Aprofundados sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência”, Organizadora Maria Aparecida Gugel, RMT Editora.