O que eu faço

01.

Consultoria

Consultoria sempre construída a partir do diagnóstico com os principais atores envolvidos, ressaltando a importância das vivências inclusivas.

Consultoria em temas como empregabilidade, uso da metodologia de Emprego Apoiado, Autogestão e Autodefensoria.

Consultoria para empresas na construção de projetos inclusivos, para contratação de pessoas com deficiência intelectual, para agregar valor e retenção.

 
02.

Assessoria

Dia Mundial Da Síndrome de Down

Assessoria para projetos especiais sempre em parceria com pessoas com deficiência intelectual como protagonista. 

Assessoria com criação conjunta de estratégias importantes para novas prática inclusivas, com foco em acessibilidade.

Construção de materiais acessíveis, vídeos, orientações,  usando o método fácil leitura (easy reader) em parceira com pessoas com deficiência intelectual, juntando práticas e conhecimento.

World Down Syndrome Day - ONU - N.Y. 2017

 
03.

Formação e Capacitação

Trabalho realizado em parceria com Cátia Macedo, Daniela Karmeli e Regiane Silva, da empresa Colabora Diversa e pessoas com deficiência intelectual.

Formação de equipe utilizando diversas estratégias como oficinas, palestras, workshop, que atenda ao público alvo, de forma motivada, com temas atuais e proposta criativas.

Os temas mais presentes são:

  • Conceito de Deficiência atual 

  • Relação Deficiência intelectual e Transtornos mentais

  • Histórico da pessoa com deficiência e os paradigmas relacionados.

  • Fases do desenvolvimento humano

  • Acessibilidade

  • Autonomia para vida adulta

  • Sexualidade

  • Vulnerabilidade

  • Envelhecimento

  • Trabalho e comunicação em  equipe

  • Empregabilidade- uso da Metodologia Emprego Apoiado

  • Autogestão

  • Autodenfensoria

Em parceira com a Regiane Silva, da Colabora Diversa, em 2019 lançamos o curso de Formação de Mediadores, para grupos de pessoas físicas ou para grupos fechados de organizações sociais. O curso traz referências sobre mediação e o papel do profissional mediador, visa também demonstrar a mediação como uma ferramenta  para a autonomia e o protagonismo da pessoa com deficiência.

 
 
04.

Mediação

Roda de Conversa com Jovens/ Adultos com Deficiência Intelectual

Para jovens e adultos com deficiência intelectual.

Trabalho idealizado e mediado em parceria com a psicóloga Cátia Macedo.

Encontros semanais de 2:30 horas para discussão, reflexão e construções práticas sobre projeto de vida na fase adulta. 

Os encontros acontecem na comunidade - museus, bibliotecas, shopping, cafés, lanchonetes e qualquer lugar onde o metrô puder nos levar.

O metrô é o nosso grande aliado, nos leva para todos os lugares que queremos. A autonomia no uso do metrô e outros meios de transportes, foi um projeto iniciado em 2018, a partir do desejo do próprio grupo. 

Os encontros são planejados pelo próprio grupo, que durante a semana vai alinhando os detalhes em trocas, via  whatsapp.

A rede de apoio de cada um dos participantes também faz parte do trabalho. São profissionais de apoio, projetos nois quais eles participam... a família então nem se fala! Pode ser um irmão, irmã, o pai, a mãe... quem quiser. Sempre em encontros de forma remota ou presencial. O importante é estar em contato sempre.

A comunidade é o nosso meio favorecedor, para pensar em projetos de vida, para resolução de problemas, para se apropriar de espaços que são, para todos.

 

Roda de conversa com mães 

Mães com filhos adultos com deficiência intelectual.

Trabalho idealizado e mediado em parceria com a psicóloga Cátia Macedo.

Encontros mensais, de 2hs de duração e lugares escolhidos pelas participantes, normalmente na casa de uma delas, criando um espaço acolhedor e confortável para todos.

Grupo que inicialmente era das famílias, passou a ser somente para mãe, a pedido do grupo. Os debates passam por filhos, vida profissional e da casa, anseios e angústia com o futuro da família, análise da rede de apoio e quando e como a acesso....

Os temas e debates são escolhidos pelas participantes. Os encontros contam com informações e orientações e momento de troca de conversar.

O importante é o grupo se colocar como dono desse espaço.

 

Roda de conversa com famílias

Desde 2016, em parceria com a organização Turma do Jiló, mediando junto com Cátia Macedo, em escolas de Santana do Parnaíba.

Trabalhamos com famílias, de escolas públicas, no debate sobre políticas públicas, rede de apoio, entendimento do diagnóstico dos filhos, parceria entre escola e família. São encontros mensais, com horário e dias compatíveis com a realidade da escola que nos abre a porta.

© 2020 criado por @righini.design