Buscar
  • Juliana Barica Righini

REDE DE MEDIADORES

Juliana Barica Righini, bacharel em Serviço Social e Regiane Silva psicóloga e psicopedagoga ambas com longa trajetória no atendimento de pessoas com deficiência, em ações de desenvolvimento pessoal, atendimento de famílias, empresas, entre outros, se encontram na Associação Carpe Diem e logo a parceira se forma, junto com outras pessoas da equipe muitas ideias, reflexões aconteciam. O desejo de fazer a diferença e de mostrar o quanto acreditam no potencial humano e nas pessoas com deficiência intelectual foi sempre muito presente.

Em 2018, se juntam querendo estar com pessoas que fazem a diferença nas suas práticas profissionais, com estratégias inclusivas. Desde o encontro na associação Carpe Diem conversar sobre mediação era cotidiano, mas era preciso discutir e conhecer mais sobre o assunto, além de encontrar mais pessoas para refletir e construir o olhar para a mediação como ferramenta de acesso.

Até que tiveram a oportunidade de conhecer o conceito de mediação assistiva, foi quando tudo se encaixou. Começaram a elaborar conteúdos que acreditavam ser o mais assertivo para falar sobre o assunto e assim chegaram em abril de 2019, lançando a primeira versão do curso de Formação de Mediadores em espaço não institucional. Todas as pessoas presentes foram especiais, cada uma com seu olhar, sua história e querendo deixar sua marca profissional, sendo mediador.

A partir de então, outras parcerias foram acontecendo, com APAE de São José dos Campos, CESD em Campinas, Instituto Meta Social, entre outros.

A inquietação continuou, pois no dia a dia dos parceiros e da Juliana e Regiane a mediação era cada vez mais presente com resultados mais concretos.

Na visão das duas profissionais a mediação é um instrumento de apoio e acesso para pessoa com deficiência intelectual, para a garantir igualdade de participação, autonomia, protagonismo.

Chegou 2020, mais uma turma confirmada para o final de março, mas o que acontece? Algo inesperado! O mundo entra em uma pandemia. O curso que estava todo renovado, com base nas novas experiências, discussões, avaliações e feedbacks, precisou ser cancelado.

Então contatou-se cada aluno que concordou com uma versão virtual, foi pesquisado o melhor dia, horário, plataforma, forma de pagamento, …

Mesmo com um curso virtual, alguns pontos precisavam ser garantidos e um dos principais era o vínculo com cada participantes e que o espaço de escuta e fala fosse mantido, por isso não esperavam turmas com muitos alunos.

O cenário era de medo pela saúde e instabilidade financeira. Mesmo assim, em abril foi lançada a primeira turma do Curso de Formação de Mediadores em formato virtual e foi acima de qualquer expectativa, mais um presente. Alunos maravilhosos que só fizeram o curso seguir um caminho nunca imaginado e veio a segunda turma com outras pessoas tão interessantes com práticas maravilhosas. Ao final das duas turmas o gosto de quero mais era presente, os profissionais participantes pedindo para estarmos juntos, com ideias, sugestões e querendo saber mais, tiveram até a “turma do fundão”, alunos que queriam repetir as aulas, além da formatura Foi nesse contexto que foi lançado o curso de Formação de Mediadores módulo avançado, algo novo feito com detalhes envolvidos.

Os pedidos para estarem juntos não paravam e o desejo de Juliana e Regiane de ver a mediação presente em todos os lugares e com maior força estava com uma chama mais forte. Qual é o próximo passo? Abrir novas turmas? Ter mais aulas? Foi então, que mais uma etapa se concretiza formando uma rede de mediadores, que utilizam a mediação assistiva, que contam com o respaldo de pessoas que estudam sobre o assunto, que querem produzir conteúdo, entre outras coisas.

Então, no dia 24 de outubro de 2020 foi lançada a rede de Mediadores, através de um evento virtual em que convidados e alunos do curso de Formação de Mediação estarão presentes, com a palestra “Caminhos da escuta” ministrada pela advogada Amauana de Pádua.

O evento contou com a presença de muitas pessoas como Aline Ferreira, Michelle Marchi Pereira, Maria Auxiliadora Vieira da Silva, Anna Cowell, Tina Malavazi, Débora Goldzveig ( Projeto Irmãos), Aparecida Soares Cabral Monson, Luciene Costa, Andrea Barbi, Rute Mara Dias do Nascimento, Rose Helena de Paiva, Ivone Santana ( Instituto Modo Parités, Rede de Inclusão Social), Marta Gil ( Amankay), Dr José Carmo Carmo ( Ministério do Trabalho- SP). Entre os convidados profissionais, familiares, pessoas de São Paulo, Campinas, São José dos Campos.





3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 criado por @righini.design