top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Barica Righini

Livro fala sobre envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual

Atualizado: 18 de jul. de 2022



Livro Envelhecimento e Deficiência Intelectual- uma emergência silenciosa sobre a superfície de madeira


Livro fala sobre envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual



Há mais de 10 anos faço parte do Fórum sobre o tema “Envelhecimento e pessoa com deficiência intelectual”. No início do trabalho do grupo pouco se sabia e poucas pessoas gostavam de falar sobre o assunto. As referências eram sempre internacionais e tínhamos poucas produções brasileiras.


Aos poucos, o tema começou a ser mais popular, as famílias e pessoas com deficiência começaram a pedir suporte e novas práticas de atendimento.


Foi aí que tive a oportunidade de participar do livro “Envelhecimento e deficiência intelectual: uma emergência silenciosa”, organizado por Laura Maria de Figueiredo Ferreira Guilhoto, da APAE-SP, atual Instituto Jô Clemente. Ele é a segunda edição, com artigos mais atuais e pesquisas feitas no Brasil com textos de diversos profissionais com foco em envelhecimento.


O artigo que colaborei é “Deficiência Intelectual e aspectos da saúde do adulto em envelhecimento”. Ele foi feito em parceria com as pessoas que fazem parte do Fórum Envelhecimento e pessoa com deficiência intelectual”. Ele apresenta o resultado de uma pesquisa feita com pessoas com e sem deficiência das organizações sociais que fazem parte do fórum.


O objetivo do Fórum, por meio desses dados, era repensar os atendimentos junto às pessoas com deficiência, orientações para as famílias sobre o processo de envelhecimento e colaborar em mudanças nas políticas públicas que atendem os idosos no país.


No Brasil, o critério para ter acesso aos serviços e benefícios ofertados ao público idoso está relacionado à idade de 60 anos, mas quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, esse critério complica. Isso porque o envelhecimento delas é precoce e elas são impedidas de participar de ações relacionadas à sua condição de vida por conta da idade.


O livro não está disponível atualmente para venda, mas é possível ter mais informações sobre ele por meio do artigo “Envelhecimento e deficiência intelectual na Grande São Paulo”, feito pelo Fórum Envelhecimento e pessoa com deficiência intelectual.

18 visualizações0 comentário
bottom of page